ESSE BLOG É...

UMA REUNIÃO DE TEXTOS DIVERSOS SOBRE AS ÁREAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, METODOLOGIA CIENTÍFICA, PRODUÇÃO DE TEXTOS, LÍNGUA INGLESA, LITERATURA, PARA ESTUDOS E LEITURAS. É UM BLOG PESSOAL, NÃO COMERCIAL, E A FONTE E AUTOR ESTARÃO SEMPRE CITADOS.







Carregando...

NARRATIVA - TEORIA E EXERCÍCIOS

ELEMENTOS DA NARRATIVA


Para escrever uma narrativa, você deve conhecer alguns aspectos desse gênero textual:


ENREDO - NARRADOR – ESPAÇO - TEMPO


ENREDO
É a própria história. O enredo é resultado da atuação das personagens em determinados cenários, durante certos períodos de tempo, tudo isso contado, para o leitor, por um narrador.


NARRADOR
Toda história precisa ser contada por “alguém”; esse “alguém” que conta a história em um texto narrativo é chamado de narrador. É através dele que tomamos conhecimento do enredo, das características das personagens, do tempo, da descrição dos cenários etc.


Existem dois tipos de narradores


Narrador em primeira pessoa - Refere-se a primeira pessoa "eu". È o narrador que participa dos acontecimentos, é esse o narrador-personagem, ele faz parte da história.


Exemplo: Parei para conversar com a minha amiga porque eu notei uma tristeza no seu olhar e perguntei:
- Amiga, por que tanta tristeza?
Ela me respondeu:
- Meu cachorrinho morreu há pouco tempo. Por isso, estou tão triste.


Narrador em terceira pessoa - Refere-se a "ele", um outro. É o narrador-observador. Alguém que observa a ação e conta a história, sem tomar parte dela.
Exemplo: O jogo estava empatado e os torcedores pulavam e torciam sem parar. Os minutos finais eram decisivos, ambos precisavam da vitória, quando de repente o juiz apitou uma penalidade máxima. O técnico chamou Neco para bater o pênalti, já que ele era considerado o melhor batedor do time.


CENÁRIO - espaço, ambiente
O cenário não é apenas um palco onde as ações se desenrolam, mas deve integrar-se aos demais elementos da narrativa, por exemplo ao sustentar a presença de personagens, ao motivar ações específicas, ao fornecer indícios (pistas) sobre determinados acontecimentos etc.


TEMPO
Em um texto narrativo, é importante deixar claro a ordem cronológica dos fatos. Quando as coisas aconteceram e o que acontece primeiro ou depois. Se uma história começa com a frase "Eu tinha dez anos", temos um personagem-narrador e nessa narrativa o tempo da ação é anterior ao tempo da narração, ou seja, primeiro as coisas aconteceram, depois o narrador-personagem vai narrá-las. Aqui podemos ter uma história em que o personagem-narrador na sua vida adulta narra fatos acontecidos durante a sua pré-adolescência, por exemplo.


AS PERSONAGENS


Uma boa caraterização de personagens descreve aspectos físicos(altura, cor dos cabelos, dos olhos, etc.) e psicológicos: triste, feliz, deprimido etc Essas descrições irão determinar o comportamento da personagem na história.


A personagem pode ser:


1) Protagonista – ou principal - aquele responsável pelos acontecimentos principais do enredo.


2) Secundárias - aquele que está em torno do principal.
Designação atual para o antigo vilão. Cabe a elas impedir, dificultar, atormentar a "vida" das personagens protagonistas. Como observação, seria bom lembrar que as antagonistas não precisam ser propriamente pessoas; às vezes, são representadas por sentimentos, grupos sociais, peculiaridades de ordem física, psicológica ou social dos indivíduos e até podem representar instituições. Suponhamos que você tenha uma história onde dois indivíduos do mesmo sexo se amem e queiram casar. O antagonista será o Estado, a sociedade, a Constituição que os impedirá de concretizarem seus desejos.


c) Coadjuvantes - O mesmo que secundárias. Co-auxiliam no desenvolvimento da história.


Escolha UMA NARRATIVA qualquer do seu livro didático de Português e responda em seu caderno:


Anote a página e o título e autor da narrativa, seu nome, turma e entregue em folha avulsa.


Faça um breve resumo do enredo:
É a história de....


Quando se desenrola a história?


Em quais (ou qual) locais ?


Qual o tipo de narrador?


Quais os tipos de personagens encontramos no texto?














DESCRIÇÃO DE PERSONAGEM E AMBIENTE


Descrever é apresentar as características de pessoas, objetos ou lugares. É muito importante quando se conta uma história pois serve para o escritor situar o leitor no lugar da ação e para apresentar as personagens.


Elementos predominantes na descrição:
a) Frases nominais (sem verbo) ou as que possuem verbos de estado
(ser, estar, parecer etc.).
b) Frases enumerativas(uma casa, dois homens)
c) Adjetivação, qualificando nomes(blusa verde).
e) Referências às sensações, ou seja, das percepções visuais, auditivas, gustativas, olfativas e táteis (é poroso, é barulhento, é sujo, horrível, é doce, amargo).


Descrevendo uma personagem


Vamos ver como a escritora J. K. Rowling descreve a personagem Alvo Dumbledore no livro Harry Potter e a pedra filosofal.


Era alto, magro e muito velho a julgar pelo prateado dos seus cabelos e de sua barba, suficientemente longos para prender no cinto. Usava vestes longas, uma capa púrpura que arrastava pelo chão e botas com saltos altos e fivelas. Seus olhos azuis eram claros, luminosos e cintilantes por trás dos óculos em meia-lua e o nariz, muito comprido e torto, como se o tivesse quebrado pelo menos duas vezes. O nome dele era Alvo Dumbledore.
J. K. Rowling. Harry Potter e a pedra filosofal. Rio de Janeiro: Ed. Rocco, 2000.


1. Quais as características são destacadas nessa descrição para sugerir a idade avançada do personagem?









Descrevendo um cenário
As descrições de cenário, em histórias de aventura como as de Harry Potter, são importantes para situar o ambiente em que ocorre a ação. Um exemplo:






Uma locomotiva vermelha a vapor estava parada à plataforma apinhada de gente. Um letreiro no alto informava Expresso de Hogwarts, 11 horas. Harry olhou para trás e viu um arco de ferro forjado no lugar onde estivera o coletor de bilhetes, com os dizeres Plataforma nove e meia. Conseguira.


A fumaça da locomotiva se dispersava sobre as cabeças das pessoas que conversavam, enquanto gatos de todas as cores trançavam por entre pernas delas. Corujas piavam umas para outras, descontentes, sobrepondo-se à balbúrdia e ao barulho das malas pesadas que eram arrastadas.


Os primeiros vagões já estavam cheios de estudantes, uns debruçados às janelas conversando com as famílias, outros brigando por causa de lugares. Harry empurrou o carrinho pela plataforma procurando um lugar vago.
J. K. Rowling. Harry Potter e a pedra filosofal. Rio de Janeiro: Ed. Rocco, 2000.


1. Sublinhe quais as palavras caracterizam esse ambiente.


SILENCIOSO - CALMO - CONFUSO - DIFERENTE – DESCONHECIDO – LENTO – AGITADO





ESTRUTURA DA NARRATIVA

Estrutura da narrativa – introdução, desenvolvimento, climax e conclusão

INTRODUÇÃO
- Situação inicial - os personagens, tempo e espaço são apresentados;
- Quebra da situação inicial - um acontecimento modifica a situação apresentada;
-
DESENVOLVIMENTO
- Estabelecimento de um conflito - Surge uma situação a ser resolvida, que quebra a estabilidade de personagens e acontecimentos. LEMBRE-SE que CONFLITO significa uma luta quando se deseja algo e há obstáculos;
- Clímax - ponto de maior tensão na narrativa;

CONCLUSÃO
- Desfecho - solução do conflito. (não significa um final feliz).



EXERCÍCIO
Escolha UMA NARRATIVA qualquer do seu livro didático de Português e responda em seu caderno:
Anote a página e o título.


1. Faça um breve resumo do enredo:
É a história de....
2. Quais são as personagens?
3. Qual a personagem protagonista? E qual a secundária? Qual a protagonista e a antagonista?
4. Quando se desenrola a história?
5. Em quais (ou qual) locais ?
6. Há alguma descrição? Se houver, diga qual.
7. Qual o problema que a personagem enfrenta?
8. Como a personagem resolve o problema?
9. Qual o clímax da história?
10. Qual a conclusão ?
11. Qual o tipo de narrador?
12. Quais os tipos de discursos que encontramos na narrativa?




PRODUÇÃO DE TEXTO


Faça 4 parágrafos, no mínimo.


Use diálogos.


Não se esqueça de criar um título para sua história.


O seu enredo pode ser estruturado assim:


1o parágrafo - apresentação das personagens e/ou do cenário e/ou da época;
2o parágrafo e 3o parágrafo - desenrolar dos fatos apresentando complicação e clímax 
Último parágrafo - arremate da trama, a conclusão.





1) NARRATIVA FICCIONAL
Pense em algum filme a que você assistiu recentemente e reescreva a história como se você fosse a personagem principal (NARRADOR EM PRIMEIRA PESSOA OU NARRADOR PERSONAGEM). Você pode criar seu próprio fim para a história ou criar algum personagem.


2) ESCREVA NARRATIVAS COMEÇANDO COM OS PERÍODOS ABAIXO. ESCOLHA UM:
 

Eu juro que nada daquilo deveria ter acontecido naquele dia. Mas a minha mãe insistiu para que eu fosse sozinha à casa da minha vó.



Eu tinha oito anos quando...


Marcos tinha dez anos quando...


Era uma vez uma bruxa muito malvada que queria ser fada.


Eu estava perto de uma árvore quando vi um coelho branco correndo no jardim.


Tony era um menino muito sozinho. Até que um dia ele recebeu um envelope. Quando ele abriu, encontrou uma varinha mágica e uma carta.


Barbara tinha um peixinho de estimação que se chamava Piteco. Um dia, ela foi dar comida para 
ele e o bichinho estava boiando. Havia morrido.

Nenhum comentário: